Se você é um gerente de marketing ou um executivo de marketing e está pensando em começar uma campanha de marketing pago, também conhecida como Pay Per Click (PPC), em sua empresa, é provável que algumas perguntas estejam sendo feitas e nem sempre você tem a resposta para todas elas.
Tentarei colocar algumas dessas perguntas aqui e responde-las de forma que o auxilie no seu serviço.
O que é campanha PPC no Google AdWords?
Em poucas palavras, significa pagar para aparecer na primeira página de resultados de pesquisa do Google
PPC é uma forma de publicidade que envolve um lance para que um anúncio apareça nos resultados de pesquisa do google para determinadas palavras-chave, ou em um site com espaço de publicidade sobre ela.
Com o modelo PPC, você só paga quando alguém clica em seu anúncio. Você dá o seu lance contra outros anunciantes para as melhores posições no buscador, embora o resultado do leilão que ocorre não seja exclusivamente determinado pelo seu lance.
Quanto custa anunciar no Google?
O quanto você quer investir. Você pode definir um orçamento diário no Google Adwords para controlar o quanto você paga para a sua publicidade, no entanto, é aconselhável que você reserve um mínimo de R$ 500 – R$ 1.000 por mês, dependendo da competitividade da sua indústria.
Você provavelmente irá precisar de uma agência com profissionais qualificados para gerenciar as campanhas, por isso uma taxa de administração também deve ser adicionada ao seu orçamento de publicidade.
Google Adwords funciona?
Se for gerenciado corretamente, sim. É muito fácil perder dinheiro, no entanto, isto é geralmente evitado se a pessoa que gerencia a conta do AdWords tem experiência e qualificações.
Muitas vezes leva-se semanas, ou mesmo meses, para se obter uma campanha com o desempenho desejado, devido à necessidade de constantes análises e de otimizações, a fim de melhorar o desempenho geral das campanhas.
É necessário, também, algum tempo para reunir conteúdo de destaque o suficientes para tomar decisões informadas sobre as diferentes partes da campanha, especialmente se você tiver um orçamento baixo.
Quanto tempo para criação da campanha?
Depende do tamanho da(s) sua(s) campanha(s). O objetivo da sua campanha, o número de palavras-chave, anúncios, grupos de anúncios e campanhas são determinantes para o tempo de criação.
Normalmente, você deve dedicar pelo menos um dia inteiro de trabalho e verificar sua campanha antes de colocá-la para funcionar.
Será necessário, então, até 24 horas para o Google aprovar seus anúncios. Portanto, no total, você pode levar até dois dias de trabalho completos. Contas maiores podem demorar até uma semana para serem construídas e também irão demandar mais tempo para otimizar as contas.
Posso fazer uma campanha PPC e trabalhar em SEO ao mesmo tempo?
Sem dúvida você pode, o Search Engine Optimization (SEO) é muitas vezes ajudado por campanhas de PPC, pois o nome da marca será conhecido pelos usuários que buscam as palavras-chave para o qual seu site está sendo otimizado, ou seja é possível utilizar o Adwords para alavancar o seu tráfego orgânico.
Isto significa que uma vez que seu SEO começa a dar resultado e você passa a estar primeira página do Google, sua taxa de cliques (CTR) pode ser maior do que a de seus concorrentes, devido à familiaridade com a marca.
Além disso, os dados obtidos a partir de campanhas de PPC podem ser valiosos quando você for escolher as palavras-chave alvo para as suas atividades de SEO.
Da mesma forma, as campanhas de PPC podem se beneficiar de sites otimizados, pois o quality score é parcialmente dependente da qualidade e relevância da sua página de destino.
Outro benefício da implementação de estratégias de PPC e SEO, ao mesmo tempo, é a dominação da primeira página, isto é, dominar a primeira página do Google para o nome da sua marca.
Como superar meus concorrentes?
Tome nota de suas táticas, mas foque no sucesso de sua própria campanha.
É muito fácil de se envolver em guerras de lances com os concorrentes e perder de vista o objetivo real: obter um bom retorno sobre o investimento (ROI). Você pode dar lances nos nomes das marcas dos seus concorrentes, mas esteja pronto quando eles fizerem o mesmo.
A melhor maneira de obter uma vantagem sobre seus concorrentes é ser estratégico sobre suas campanhas. Pense sobre as metas de longo prazo e decida sobre alguns KPIs sólidos que realmente irão medir o desempenho da sua campanha.
Tire proveito de todos os recursos disponíveis, alguns dos quais seus concorrentes podem não estar usando:
- Extensões de anúncio
- Listas de remarketing para anúncios de pesquisa
- Ajustes lance para mobile
- Programação de anúncios
- Segmentação
- Utilização de scripts
Você também deve se certificar de que as campanhas são tão específicas e relevantes quanto possível para garantir um baixo custo por conversão (CPC) e conversões de boa qualidade.
Gostou ou ainda possui dúvidas? Entre em contato com um dos nossos especialistas para saber mais detalhes sobre as campanhas pagas no Google AdWords.