Como produzir conteúdo de destaque | Confira 5 dicas infalíveis

Como sempre falamos por aqui, produzir conteúdo de destaque, original e otimizado para o Google está cada vez mais difícil e importante. A competição de conteúdo só aumenta, e a qualidade também precisa aumentar.

Mas o que fazer para que seu conteúdo seja encontrado na rede? Quais são as melhores práticas para atrair audiências fiéis, crescer e atingir metas e objetivos? É uma verdade incontestável que o marketing de conteúdo como parte de uma estratégia de SEO rende lucros e conversões, o que é e como criar uma página de conversão.

O tema ganha destaque também nas estratégias de marketing offline das empresas.

Elas investem maciçamente em conteúdo. O maior desafio é como e o que fazer para brigar de igual para igual com a concorrência, principalmente com gigantes empresariais.

Sim, é possível. Você só precisa das ferramentas certas. Nesse caso, há algumas dicas fundamentais que podem ajudar. No post de hoje, ensinaremos 10 dicas ninjas para produzir conteúdo de destaque

Comporte-se como a audiência

Antes de tudo, é preciso se colocar na posição de audiência, na posição da sua persona.

O que quer o leitor do seu conteúdo? Pense nas dúvidas, receios, inseguranças e necessidades da sua audiência. Entre na cabeça do seu leito.

Ainda que você seja um especialista muito renomado, é preciso ter em mente que você está escrevendo, talvez, para leigos. Não parta, portanto, do pressuposto de que todos entendem tão bem do assunto quanto você.

Um cuidado necessário é: não subestime a inteligência da sua audiência.

Aquelas pessoas que hoje têm dúvidas podem ser especialistas amanhã – e você terá sido o responsável por esse progresso. Certamente, essa mesma pessoa recorrerá a você novamente caso precise de mais informações, cursos ou palestras.

Incorpore valor ao seu conteúdo de destaque

A palavra chave para quem produz conteúdo otimizado é “valor”.

É preciso acrescentar conhecimento, expertise, ideias e noções essenciais àquelas pessoas que acompanham a sua publicação.

No momento que você fizer o seu planejamento de post, sempre pense qual será o seu valor diferenciado que ninguém mais no mercado consegue oferecer.

Escolher os assuntos sobre os quais gerar conteúdo requer certo cuidado. Descubra os temas mais atuais que provocam discussões mais intensas, apaixonadas e acaloradas.

É necessário criar conteúdos que respondam dúvidas e que também estimulem discussões de alto nível. Lembre-se de que moderar debates é tão importante quanto responder às questões. Isso ajudará ainda a manter o acesso qualificado e a trazer audiências mais específicas.

Nessa lógica, fazer do seu site um espaço de discussões ou uma mesa virtual de debates é um dos segredos do marketing digital.

As audiências dos fóruns de discussões são extremamente fiéis. Um fórum de discussão, do inglês “bulletin board”, é um espaço dinâmico que permite que diferentes pessoas se comuniquem.

Nos fóruns, você perceberá que há aqueles que concordam com suas publicações, mas há quem também discorde. Uma das melhores estratégias é responder, levantar hipóteses e trazer argumentos, na condição de especialista, a fim de enriquecer o seu conteúdo de destaque.

Quanto mais interativo o seu texto for, tanto mais será apreciado.

Diversificar para atrair audiências

Atualmente, seja qual for o nicho de mercado, há uma enorme quantidade de conteúdos relacionados. Isso impacta por exemplo o tamanho de um post ideal.

Você ganhará mais espaço quanto maior for a qualidade da sua produção. Por isso é tão importante estudar, ler e pesquisar o assunto com cuidado.

Imagine-se produzindo uma análise do iPhone. Já parou pra pensar na imensidão de textos que irão concorrer com o seu? Fazer mais do mesmo será um trabalho inútil.

O ambiente virtual disponibiliza ferramentas que ajudam na diversificação.

Você pode, por exemplo, ao invés de publicar um conteúdo de destaque uma única vez, produzir uma espécie de série de textos sobre o mesmo assunto. Há ainda a possibilidade de produzir textos que são derivados do conteúdo principal.

Um tema ou uma palavra citada no primeiro conteúdo é capaz de chamar outros assuntos ou perspectivas.

Faça diferente: monte infográficos com desenhos, imagens, palavras e representações visuais do assunto contido no conteúdo principal. Da mesma forma, as apresentações de Power Point ou Prezi são úteis e facilitam a compreensão do conteúdo.

Nem todas as pessoas têm o hábito de assistir a vídeos na internet.

Mas essa realidade tem mudado muito de uns anos pra cá. Os avanços tecnológicos estão alterando nossa forma de viver, pensar, administrar e comunicar. Os vídeos podem ser gravados até mesmo com o celular e, sem dúvida, agregam valor ao seu conteúdo.

Curadorias online

Você sabe o que são curadorias?

Elas são novidades no mundo virtual. Basicamente, uma curadoria de conteúdo é a replicação de informações presentes na web através das mídias sociais ou do e-mail marketing.

O trabalho do curador consiste em pesquisas links, blogs e artigos sobre determinado tema. Em seguida, o curador seleciona e organiza as informações mais relevantes para a sua audiência específica.

Você fazer o seu conteúdo de destaque aparecer em uma curadoria pode ser a chave pra amplificar o seu texto e as suas ideias, além de ser uma forma bem eficaz de link building.

Outra sugestão importantíssima é mencionar boas fontes, analisando e debatendo o conteúdo de terceiros.

Eis aqui uma dica que vale ouro: seus conteúdos precisam estar ligados a outros formatos de textos e linguagens. Isso aumenta as chances do material ser encontrado em meio a tantos outros. E não esqueça: produza conteúdo com o objetivo de chamar o leitor a realizar ações, tais como cadastrar-se para receber e-mail marketing com conteúdos especializados.

Aposte nas tendências

Tem sucesso aquele conteúdo que antecipa tendências e traz previsões sobre determinada indústria ou nicho de mercado.

“Quando percebi que o marketing de conteúdo estava alterando a forma de se praticar o SEO, logo escrevi um artigo explicativo sobre porque as empresas digitais estavam mudando o SEO das suas marcas. No artigo, constatei que havia um aumento da importância do conteúdo original a partir do momento em que o Google havia aumentado a capacidade de perceber e determinar o que era conteúdo novo, subindo a colocação de quem se dava o trabalho de gerar novos conhecimentos. Esse artigo teve mais de 36 mil visitas orgânicas e foi compartilhado por cerca de 800 pessoas”, ressalta o especialista em marketing digital Alex Moraes.

Isso significa que se antes agora é impossível pensar em uma estratégia de SEO sem ter uma estratégia bem definida de marketing de conteúdo.

Como você pode perceber, é muito importante produzir conteúdo de destaque que gere novos conhecimentos. É preciso estudar e correr atrás de novas informações para sair na frente.

No mundo virtual, não dá para perder tempo. Tempo é algo valioso. Produza conteúdos, portanto, que realmente façam diferença.

O que achou das dicas? Concorda ou discorda? Já experimentou alguma delas? Compartilhe a sua opinião conosco.

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