Como utilizar o Adwords para alavancar o seu tráfego orgânico

Hoje vamos falar de algumas técnicas ninjas avançadas. Só os mais sábios ninjas digitais sabem sobre essas dicas. O assunto de hoje será como utilizar SEO e Adwords combinados para gerar bons resultados organicamente.

Você não está confuso, meu caro aprendiz, é isso mesmo, vamos utilizar o Adwords para dar um gás no orgânico de alguma página.

Em primeiro lugar, antes de falar sobre como isso pode ser feito, vale o questionamento: vale a pena investir no Adwords uma vez que eu já domino o orgânico?

Google Adwords x Orgânico

Para entender mais sobre o assunto, vale a pena verificar quem é a autoridade no assunto. Obviamente o Google.

Existe um estudo de 2012 do Google falando sobre isso. O estudo mostra que se você tem primeiro lugar do Google Adwords e o primeiro lugar orgânico para uma dada palavra chave, a soma de cliques vai dar um volume muito maior do que se você tiver só um ou outro.

E isso é facilmente entendido com um exemplo.

Atualmente, em uma página comum de resultado de mecanismo de busca, existem 4 links que são patrocinados e mais 10 orgânicos.

Qual é a probabilidade, no meio de quatorze, se você tiver um lugar?

Qual é a probabilidade, no meio de quatorze, se você tiver dois lugares?

Aumenta, né?

Ao invés de você ter um lugar só, tanto em cima ou embaixo, tanto faz o CTR, a porcentagem de cliques ali nos resultados, a questão é que você tem dois spots, os dois espaços que juntos ganham muito mais..

Tela inicial de pesquisa do Google
A pesquisa do Google exibe 10 resultados orgânicos

Nos Estados Unidos, isso é chamado de real estate.

Você ganha muito mais presença. Se você não pegou o cara no patrocinado, você pega ele no orgânico.

A sacada que você tem que ter, que só os verdadeiros ninjas profissionais conhecem, é que as duas mídias combinadas são muito mais fortes.

Longo prazo – Curto prazo

Um princípio básico que você tem que ter em mente é que o Adwords é uma estratégia que tem efetividade de curto prazo.

É simples, você coloca o dinheiro ali e ele já começa a gerar resultado. No dia seguinte que você iniciar, você pode começar a colher frutos dele.

O SEO, que trabalha em resultados orgânicos, é um pouco diferente.

O resultado dele é de médio e longo prazo. Se você colocar dinheiro na execução de um bom planejamento SEO, um bom marketing de conteúdo, ele vai gerar resultado daqui a uns três, quatro, cinco, seis meses. (Nós tivemos em menos tempo, mas isso fica entre nós)

Ele vai dar resultado, mas vai dar um resultado num nível bem crescente, enquanto o Adwords sempre estará limitado ao seu orçamento.

Então, existem duas frentes: uma de curto prazo e uma de médio e longo prazo.

Se você tem bons resultados no Adwords para alguma determinada palavra chave, é melhor trazer esses resultados para o orgânico e trabalhar essas palavras, porque na hora que tiver bem posicionado nelas, existirá um resultado muito mais rápido e maior.

Quando não é interessante ter os dois?

É bom você avaliar que, em certos momentos, quando você estiver em primeiro lugar no orgânico de uma determinada palavra chave, você pode desativar o Adwords, se você estiver pagando muito caro por ela.

Nisso, entra o seu custo de aquisição. Se o seu custo de aquisição de uma determinada palavra chave for muito alta, pode ser que ela seja interessante apenas para ter no orgânico.

Se você tem uma palavra chave que o seu CPC é muito alto, ou se a sua conversão de clientes é muito baixa, às vezes o custo dela pode ser inferior ao retorno que você teria com um cliente.

Obviamente, isso depende bastante do seu mercado e da palavra chave em questão.

Dentro de um mesmo mercado, é comum que haja palavras chaves que compensam o custo e outras que não compensam.

Ei mestre ninja! Se o custo de aquisição de um cliente para uma determinada palavra chave for maior do que o retorno que esse cliente vai me trazer, eu não deveria evitar o Adwords desde o início, no curto prazo?

Nesse caso, é possível que o Adwords seja interessante por outro motivo, para dar um gás, no curto prazo, na sua estratégia de SEO para rankeamento de alguma palavra chave.

Usar o Adwords para acelerar o seu posicionamento orgânico

Utilizar o Adwords pode melhorar o seu posicionamento orgânico? Não parece que faz muito sentido.

Em um primeiro momento, isso pode soar estranho, mas existe uma razão por trás.

O Google possui algumas diretrizes relativas a isso.

Ele não gosta quando por exemplo, você chega para algum site geral da internet e oferece algum dinheiro em troca de algum link para o seu site. Ou seja, pagar para a sua estratégia de link building. Mesmo se a pessoa do outro lado aceitar. Não é uma questão de ética.

O Google não vai contar esses links. Muito pelo contrário, eles possivelmente serão tratados como Spam. O algoritmo do Google evoluiu para evitar esse tipo de manipulação, e de fato, punir quem faz isso.

Contudo, o Google está tranquilo e até incentiva a situação onde você chega em um determinado site e oferece um dinheiro para fazer um anúncio dentro do site. Note, um anúncio, não um link.

E note que isso é justamente o que uma campanha de display do adwords faria. Ou seja, se você criar uma campanha no Google para uma determinada palavra chave, e ao mesmo tempo otimizar a página de destino para essa mesma palavra chave, é provável que o tráfego pago acelere e melhore o posicionamento dessa página organicamente.

Isso faz com que exista situações onde sites extremamente novos tenham busca orgânica, sem nem terem 1 mês de existência.

Bom, dentro dessa estratégia, sempre pense nessas melhores práticas:

  • Lembre de otimizar a página de destino para a palavra chave que deseja rankear no orgânico;
  • Se preocupe não somente em ter uma boa otimização on-page, mas também atingir um bom indice score no Adwords, busque um equilíbrio;
  • Enquanto o seu resultado orgânico não for estável, se você retirar o Adwords é provável que seu resultado caia drasticamente.

Uma vez que a keyword que não é eficiente em termos de custo atinja boas posições orgânicas, vale a pena desativar o Adwords pra ela e ficar só com o resultado orgânico.

Isso é muito comum para palavras chaves que não convertem tanto em clientes também. Talvez, exista uma palavra chave que por ser muito genérica, pode até não ser cara, mas converte pouco pra cliente.

Ela gera poucos, mas ainda sim gera clientes. Ou seja, se tivesse busca orgânica seria bom, mas no Adwords não vale a pena, apenas momentaneamente.

O que você achou dessa dica, já conhecia essa técnica? Tem alguma dúvida ou comentário que quer compartilhar conosco? Deixe abaixo!

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