Landing page: o que é e como criar uma página de conversão

Quer gerar mais leads para o seu site? Então, você precisa criar uma landing page, também chamada de página de conversão. A ideia é fazer uma oferta relevante e atraente para o visitante e convencê-lo a aceitá-la. Mas como alcançar esse resultado?

Várias práticas podem ser adotadas e todas elas levam a um único caminho: converter o visitante em lead, oportunidade ou cliente. Por isso, é fundamental contar com essa estratégia de marketing digital para obter informações dos consumidores e alcançar o propósito desejado, que pode ser a venda de um produto ou serviço ou até a construção de um relacionamento.

Para ajudar você a criar uma Landing Page de sucesso, neste post vamos explicar seu conceito, sua importância, suas características, as ferramentas mais adequadas, os erros que devem ser evitados e as dicas que levarão sua estratégia ao êxito.

O que é uma landing page?

Uma página de conversão é aquela que oferece algo aos visitantes e exige algumas informações em troca. Seu objetivo é fazer com que o usuário realize determinada ação para que seu relacionamento com a empresa avance para o próximo estágio.

Para chegar a esse intuito, a Landing Page é composta por, pelo menos, 3 elementos: oferta, formulário e call to action (CTA). O primeiro item pode ser um produto ou serviço, mas costuma ser um material gratuito. Na estratégia de marketing digital, por exemplo, um infográfico, um e-book ou qualquer outro conteúdo que agregue valor.

O formulário serve para obter informações de contato, como e-mail e nome do visitante. Dependendo do segmento da sua empresa e do interesse existente, pode ser solicitado o cargo, o site da companhia e alguns outros dados relevantes. Porém, lembre-se: não pode haver muitas perguntas para evitar a desistência do usuário.

Por última, o CTA deve ajudar o usuário a entender o que ele precisa fazer. Alguns exemplos são: "baixe o e-book", "acesse o template", "conheça as ferramentas", "confira o infográfico" etc.

Perceba que o intuito é ser objetivo e sucinto para impedir que o visitante se distraia com uma grande quantidade de informações. É por esse motivo que as Landing Pages têm menos links e elementos que a homepage de um site normal.

O conceito de conversão

A abordagem sobre Landing Pages exige que se trate também da conversão, uma métrica importante e que deve ser mensurada adequadamente para garantir que os resultados são positivos. Você já sabe que a ideia é fazer com que o visitante execute uma ação específica. Mas também é preciso relacionar esse conceito ao funil de vendas.

Esse é o caminho pelo qual o potencial cliente passa desde que conhece seus produtos e serviços até o momento em que decide adquiri-los. Por isso, existem casos em que a conversão ocorre apenas uma vez, enquanto em outras situações pode acontecer várias vezes até que o consumidor tome sua decisão.

Além disso, é válido conhecer os 2 tipos de conversão existentes:

Direta

O visitante atende a uma oferta e toma a decisão de compra. Alguns exemplos são: aquisição de um produto em um e-commerce, pedido de orçamento por meio de um formulário, ligação para a central de vendas ou reserva de horário de um serviço;

Indireta

O usuário fornece informações pessoais para ter acesso a uma oferta, como um conteúdo relevante ou serviço gratuito. Aqui, não são gerados resultados imediatos, mas se consegue estabelecer um relacionamento mais próximo que tende a trazer boas oportunidades futuras.

Ao conhecer tanto o conceito de landing page quanto o de conversão, você está pronto para começar sua estratégia. No entanto, ainda é interessante saber por que a Landing Page é tão relevante nesse processo. Continue!

Qual a sua importância para uma estratégia de marketing?

A geração de leads é o foco principal das páginas de conversão, bem como o encaminhamento desses potenciais clientes ao próximo estágio do funil de vendas. Esses usuários já demonstraram interesse em seus produtos ou serviços. Por isso, são claramente uma oportunidade válida para a sua empresa.

No entanto, há ainda outros motivos que justificam o uso das Landing Pages na sua estratégia de marketing digital. Entre eles estão:

  • Obtenção de dados de usuários para criar uma base de contatos inteligente e matadora;
  • Segmentação dos contatos conforme seus interesses, que podem ser referentes a interesses pessoais, profissão, gênero, faixa etária etc. (depende do tipo de negócio);
  • Separação das ofertas para indicá-las ao grupo correto de visitantes e aumentar o potencial de que a ação desejada seja executada;
  • Conhecimento do público;
  • Redução do custo de retenção dos clientes, porque constantemente são geradas novas oportunidades.

Como informamos, a conversão é uma métrica que deve ser analisada e é uma das mais importantes do marketing digital. Por isso, é fundamental calculá-la com certa frequência.

A fórmula é:

Taxa de conversão de uma página = número de conversões / total de visitantes

Por exemplo: se determinada página recebe 15 mil visitantes em um mês e 500 realizam a ação determinada no CTA, a conversão dessa página é 0,03 (5.000 / 15.000). Você pode multiplicar por 100 para obter o resultado em porcentagem. Nesse caso, 3,3%.

Para analisar esse índice, é preciso verificar o segmento em que sua empresa está inserida. Em um e-commerce, por exemplo, é normal que esteja entre 2% e 3%. A partir disso, é possível estabelecer algumas estratégias para melhorar a taxa de conversão, como veremos mais para frente.

Quais são as suas principais características?

Uma boa landing page é aquela que converte, certo? Mas como convencer o usuário a executar o CTA? O primeiro passo é saber que apenas criar a página com um formulário e deixá-la disponível é insuficiente. É necessário traçar uma estratégia específica, otimizar a Landing Page e oferecer uma boa experiência para o usuário.

Achou muito difícil? Veja, a seguir, quais são os elementos básicos que devem estar contemplados.

Título e subtítulo

Um dado do site Copyblogger, referência em copywriting, assinala que, em média, 8 de 10 pessoas leem apenas o cabeçalho e somente 2 de 10 veem todo o conteúdo. Por isso, invista tempo e esforço para criar bons título e subtítulo.

O ideal é deixar claro qual é o valor da oferta, ou seja, quais benefícios serão entregues. Uma dica é usar elementos de saliência que destacam as informações mais importantes. Você pode usar, por exemplo, negrito, uma cor chamativa, bullet points, enfim, algo que atraia o olhar do leitor.

Tenha em mente que esses recursos devem ser condizentes com a identidade do negócio.

Imagem

O ditado "uma imagem vale mais que mil palavras" também é válido para as páginas de conversão. E isso é comprovado pelo seguinte dado, da Hubspot: artigos com elementos visuais trazem 2,3 vezes mais engajamento no Facebook, além de 150% mais tweets no Twitter.

Se esses resultados positivos são obtidos em redes sociais, pode ter certeza que essa indicação também é válida para as Landing Pages. Elas atraem o olhar do leitor, refletem o valor da proposta e contribuem para a conversão. Por isso, escolha-as com cuidado.

A dica é evitar imagens de bancos que foram amplamente utilizadas ou aquelas muito genéricas, porque elas podem causar o efeito contrário e atrapalhar a conversão. Lembre-se de que o ideal é evitar distração para não tirar o foco do que é realmente importante.

Uma boa alternativa é criar as figuras. Caso você não tenha experiência com edição de imagens — e ninguém da sua equipe tenha essa capacidade —, utilize sites como Canva e Placeit, que ajudam a criar templates.

Descrição da oferta

A imagem escolhida deve ser complementada com um conteúdo atrativo e que venda bem a oferta. O propósito da descrição da oferta é reduzir dúvidas e alinhar expectativas. Por isso, algumas boas práticas são:

  • Utilizar bullet points;
  • Escrever frases curtas para facilitar a leitura;
  • Escolher de 3 a 5 itens importantes e resumi-los;
  • Destacar termos relevantes;
  • Detalhar benefícios, não funcionalidades.

Caso a oferta seja muito complexa, você pode usar outros recursos, como uma prévia do conteúdo ou um vídeo explicativo.

Formulário

Esse é o elemento que permitirá a conversão. É importante equilibrar as diferentes variáveis, como o total de leads que será alcançado e a quantidade de informações a serem solicitadas. O ideal é colocar um formulário sucinto, porque quanto mais dados forem requeridos, menor tende a ser a taxa de conversão.

Por isso, é essencial pensar muito bem a estruturação desse item. Uma boa dica é escolher informações mais básicas, como nome, e-mail, empresa em que o lead e profissão. Perceba que tudo que você precisa é dos dois primeiros elementos citados para iniciar um relacionamento com esse visitante.

CTA

O objetivo da Landing Page é mostrar os benefícios que o material trará para o lead e o CTA (call to action) é a ação esperada. Por isso, é um dos elementos mais relevantes, já que demonstra o sucesso da sua página de conversão. É fundamental analisar o tamanho do botão, sua cor, a posição em que estará localizado e o texto que deve ser inserido. O ideal é usar um verbo no imperativo para estimular a ação. Por exemplo: "baixe agora!" ou "saiba mais".

Depois de pensar todos esses itens e fazer um planejamento apropriado, chega o momento de criar a landing page. Talvez você desconheça, mas existem ferramentas específicas para isso. A seguir, apresentaremos as principais.

Criar uma Landing Page

Quer começar a criar sua página de conversão agora? Então, você precisa utilizar uma ferramenta que também vise a implementação da Landing Page em seu site ou blog.

Ferramentas de automação

Atualmente, as duas principais ferramentas de automação, que também são as mais indicadas do mercado, são:

RD Station

É a ferramenta da Resultados Digitais, empresa voltada para a automação de marketing. Há diferentes funcionalidades, que contemplam tudo que você precisa fazer para gerar leads, como criar fluxos de nutrição, mapeamento e análise de potenciais compradores.

As Landing Pages também podem ser criadas com a ajuda do RD Station. Além disso, você pode criar um sistema de pontuação que permite categorizar os novos leads conforme seu nível de maturidade e total de interação na estratégia.

Outra funcionalidade bastante interessante é a dos testes A/B. Com ela, você tem a possibilidade de analisar alguns itens para saber quais têm maior chance de conversão com os usuários que chegam à sua página. A diferença verificada pode ser um título, uma cor, um botão etc.

Hubspot

Tem o foco de integrar os times de marketing e vendas. Por isso, oferece vários recursos de automação. Além deles, contribui para a estratégia de SEO, analisa o tráfego do site ou do blog, mensura dados e gera relatórios.

Especificamente sobre as Landing Pages, a ferramenta da Hubspot permite criar a página, otimizá-la, gerenciar os leads, inclusive os qualificados (MQLs) e mais. Assim, a estratégia entre marketing e vendas é mais acertada.

Você ainda pode acessar um histórico de leads gerados e as interações com as páginas de conversão, bem como elaborar fluxos de nutrição, que servem para encaminhar o usuário à próxima etapa do funil de vendas.

Ter várias opções à sua disposição é bem interessante, não é mesmo? Por isso, além das duas ferramentas principais já citadas, vamos apresentar outras aqui para você escolher a mais adequada para o perfil da sua empresa.

Oferecem vários templates para facilitar a criação da Landing Page e reduzir custos. Nesse segmento, além do RD Station e da Hubspot, você pode contar com:

Unbounce

É uma das opções mais caras do mercado, mas permite usar um template ou começar do zero. Há possibilidade de testar gratuitamente por 30 dias;

Instapage

É um editor bem simples e funcional. Oferece publicação da Landing Page pelo WordPress. Porém, há várias limitações;

LeadPages

Oferece templates conforme a taxa de conversão e é uma das opções mais utilizadas do mercado, mas é a alternativa mais cara. Além disso, vários templates também são pagos;

Launchrock

É ideal para avisar os visitantes sobre alguma novidade. O preço é acessível e seu uso bastante fácil.

Ferramentas para coletar feedbacks

Obter o retorno dos visitantes é essencial para identificar a necessidade de ajustes e fazer melhorias contínuas. Uma boa maneira de coletar feedbacks é usar um serviço de chat, como o Olark. Com ele, você pode atender mais de uma pessoa ao mesmo tempo e ativar o bate-papo quando um colaborador estiver disponível.

Ferramentas para otimizar o tráfego

É uma boa ideia se você já garante tráfego qualificado para o site e quer redirecioná-lo para a Landing Page. A melhor ferramenta é o Crazy Egg, que foi criada pelo guru do marketing digital e permite analisar como os visitantes usam o site por meio de um mapa de calor (heatmap).

Ferramentas para criar pop-ups

Consiste em uma alternativa viável para coletar o e-mail dos visitantes e a ferramenta deve garantir que o pop-up apareça no momento certo, por exemplo, quando o lead vai sair da página. O PopUp Domination é uma opção interessante por ser completa e acessível. Você pode criar diferentes modelos de pop-up e até ver uma prévia do resultado.

Ferramentas para gestão dos dados

Coletar informações dos visitantes é um dos principais objetivos das Landing Pages. Porém, você deve saber o que fazer com os dados. Novamente, uma ferramenta pode ajudar nesse processo. Com o MailChimp sincronizado à página de conversão, você consegue integrar o formulário ao serviço de mailing list. Assim, você entenderá mais o comportamento dos usuários e poderá criar gatilhos, que serão acionados conforme o que o lead fizer.

Erros ao criar uma landing page

Este post já mostrou como criar uma página de conversão. Mas esse processo também pode conter muitos erros. Saber quais são eles e evitá-los é uma forma de obter sucesso. Afinal, se você usar uma estratégia de black hat (ou seja, uma técnica agressiva e inadequada, que pode sofrer uma punição do Google), o prejuízo tende a ser muito maior.

Isso acontece porque a experiência do usuário é prejudicada — e essa deve ser sua maior preocupação! Veja, então, os principais erros já cometidos e por que você deve evitá-los.

Usar pop-ups invasivos

Os pop-ups são bastante válidos, mas devem ser usados moderadamente e de forma correta. Se forem utilizados indevidamente, causam justamente o efeito contrário. Por isso, o ideal é que reforcem a ação desejada pelo CTA, mas nunca devem desviar a atenção da conversão, ok?

Deixar o usuário sem saída

O visitante da Landing Page deve executar o que está no CTA por vontade própria, nunca porque você quer obrigá-lo. Se o resultado ficar aquém do esperado, utilize esse feedback como oportunidade de melhoria. Porém, nunca utilize táticas para impedir o lead de sair, como pop-ups e scripts que deixam a página lenta.

Enganar os visitantes

A promessa por determinado conteúdo deve ser cumprida. A Landing Page deve ser condizente com o material e nunca dizer que entregará mais do que efetivamente fará. Outra maneira de enganar o visitante é usar seu e-mail para enviar spam ou vender o endereço.

Utilizar muito conteúdo

O conteúdo é extremamente importante, mas deve ser sucinto em uma página de conversão. Quando em excesso, pode colocar tudo a perder. Sabe por quê? A resposta é simples: o leitor tem dificuldade de encontrar os benefícios do material e, com isso, desiste de baixá-lo.

Deixar de promover a landing page

A página de conversão é diferente e fica hospedada em uma URL também diferenciada. Por isso, é essencial que você divulgue-a para gerar visitantes. Use seu blog, redes sociais, newsletter ou e-mails para informar os usuários sobre os materiais ricos. Se você ignorar essa etapa, pode acabar tendo poucos acessos e a geração de leads ficará prejudicada.

Deixar de acompanhar os resultados

Os resultados obtidos com a Landing Page devem ser detalhadamente analisados. Veja quantos leads foram gerados e qual foi o percentual de conversão. Por meio desses resultados, você saberá como está sua estratégia e qual é o comportamento da sua persona.

Deixou de cometer esses erros? Então, confira as últimas dicas que ajudarão a criar uma Landing Page de sucesso!

Como criar uma página que realmente converta?

Quer uma landing page que converta e transforme sua estratégia? Deseja alcançar a geração de leads e ainda agregar valor para a persona? Se você respondeu "sim" a essas duas perguntas, precisa se atentar às dicas que listamos, em seguida. Acompanhe!

Solicite apenas informações relevantes

Ter um bom formulário é essencial para o sucesso da sua Landing Page. Caso insira informações irrelevantes, você terá um grande volume de dados desnecessários — e ainda poderá perder alguns leads. Portanto, foque apenas no que é necessário para que a equipe de vendas classifique o usuário e entre em contato com ele.

Crie um bom CTA

Deseja convencer o lead a executar a ação desejada? Então, tenha um bom CTA. O ideal é que a chamada seja clara e motivadora. Por isso, opte por um texto curto e simples, que incentive o usuário a baixar ou a acessar o material.

Utilize um design responsivo

Usar dispositivos móveis é bastante comum atualmente e você deve pensar nisso na hora de criar sua Landing Page. Afinal, é frustrante acessar uma página pelo smartphone e não conseguir executar o que deseja, certo? Então, use o design responsivo e assegure-se de que ele ofereça uma boa usabilidade.

Invista nas thank you pages

Redirecionar a página de conversão para uma de agradecimento é uma forma de fortalecer o que o usuário ganhou ao acessar a oferta e ainda indicar outra atividade que pode ser executada. Por exemplo: o acesso a um e-book sobre "como ser freelancer" pode levar a uma thank you page que indica a planilha de controle financeiro para freelancers da Rock Content, entendeu? Se der certo, você consegue encaminhar o lead pelo funil de vendas mais rapidamente.

Execute testes A/B

Falamos dessa prática rapidamente, mas o importante é saber que os testes A/B ajudam a definir o que funciona melhor para a sua persona. Você pode testar tudo da Landing Page, desde que seja um elemento por vez. Desse modo, você saberá exatamente o que traz resultado.

Como você pôde perceber, a landing page é uma boa alternativa para gerar leads para seu negócio, encaminhar o visitante para o próximo estágio do funil de vendas e ainda fortalecer o relacionamento com esse potencial cliente. Se você seguir as dicas que passamos aqui, tenha certeza de que terá mais chances de sucesso.

E você, já pensou em como criar a sua página de conversão? Conte pra gente no comentário! Se tiver alguma dúvida, pergunte! Responderemos em seguida.

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